Sobre o Blender
Blender 2.57 disponível
•15 15UTC abril 15UTC 2011 • 3 ComentáriosEstá disponível para download desde o dia 13 a primeira versão estável da série 2.5, o Blender 2.57. Essa versão é o resultado de anos de redesign e desenvolvimento de uma nova versão do Blender, não apenas com pequenas atualizações, mas de um ambiente de trabalho quase que completamente novo. A nova versão pode ser baixada na página oficial do Blender.
Para muitos, essa versão não tem tantas novidades, porque o desenvolvimento do Blender 2.5 pôde ser acompanhado desde o início, e várias pessoas já utilizavam versões não estáveis. Para aquelas que estavam aguardando para mudar de versão, ainda com o Blender 2.48, essa é a hora!
A Blender Foundation já adiantou que a próxima versão (2.58) poderá ser lançada em até dois meses, sendo ela a última da série 2.5 e concluindo alguns dos objetivos do desenvolvimento dessa nova versão. Depois disso, começa o caminho do desenvolvimento do Blender 2.6.
Aproveitando o gancho, começou uma discussão nos comentários no BlenderNation sobre a splash screen dessa versão (imagem acima), com muitas pessoas reclamando e outras dizendo que tanto faz. E vocês, o que acharam da splash screen? Aliás, temos aqui no blog uma página com splash screens do Blender.
Fundamentos 1: Cores
•1 01UTC março 01UTC 2011 • 8 ComentáriosVamos deixar o Blender um pouco de lado. Mas só um pouco! O assunto é cores e o objetivo é que você aprenda a usá-las em seus renders para dar um toque especial no resultado. Algumas mudanças bem simples podem melhorar o aspecto de sua obra.
Do You Dream In Color? Imagem de Peter Lee.
Vou tentar apresentar, de forma introdutória, um pouco sobre teoria das cores. Também algumas dicas e conceitos básicos que eu uso e vejo no trabalho de outras pessoas. Nada aqui é regra, então é claro que você não precisa seguir tudo em todos os seus trabalhos. É importante, porém, que você conheça essas “regras” para então poder quebrá-las.
Vídeos da Blender Conference 2010
•12 12UTC dezembro 12UTC 2010 • Deixe um comentárioA nona conferencia anual do Blender aconteceu em outubro, nos dias 29, 30 e 31. Na conferencia são feitas várias apresentações por pessoas ligadas ao Blender, desde artistas até programadores, além de outras atividades. É o principal evento internacional do programa (aqui no Brasil temos o BlenderPro), sendo o lugar perfeito para usuários, artistas e programadores se encontrar e trocar conhecimento.
Acredito que poucos daqui puderam comparecer ao evento, mas, como de praxe, todos as apresentações estão agora disponíveis online. Os vídeos podem ser vistos no canal oficial da Blender Foundation no YouTube. Quem estiver interessado em maiores informações sobre o evento pode dar uma olhada nesta página no blender.org e no folheto da conferência deste ano, elaborado por Andy Goralczyk.
Sintel disponível!
•30 30UTC setembro 30UTC 2010 • 1 ComentárioComo previsto, o curta metragem Sintel foi lançado hoje, dia 30. Para assistir basta ir ao novo endereço do projeto - sintel.org – e escolher a opção que desejar. É possível assistir online no YouTube (com opções de legendas e diferentes resoluções) ou fazer o download do aquivo de vídeo, disponível em diferentes formatos e resoluções indicados no site. É interessante fazer o download não só para ter o filme em seu HD, mas também para assistir em telas maiores, como num televisor, e assim ter uma melhor experiência. Veja abaixo o vídeo incorporado.
O que gostei bastante foi a opção de download de legendas, inclusive em português, disponíveis do final da da página em arquivo .srt. No YouTube, como citado anteriormente, também há opção de assistir com legendas.
Se visitarmos o endereço do projeto Durian - durian.blender.org - agora seremos redirecionados para sintel.org. O blog do projeto esterá online novamente amanhã.
Sintel: Lançamento online ocorrerá dia 30
•28 28UTC setembro 28UTC 2010 • 2 ComentáriosOntem, dia 27 de setembro, ocorreu a primeira apresentação do curta metragem Sintel, no Netherlands Film Festival. O curta, produzido no Blender Institute em Amsterdam por 14 artistas, tem como objetivo principal arrecadar fundos para o desenvolvimento do Blender. O projeto, nomeado Durian, segue a mesma linha dos anteriores Orange, Peach e Apricot, que deram origem aos curtas “Elephants Dream” e “Big Buck Bunny” e ao jogo “Yo Frankie!”, respectivamente.
Abaixo, o poster de divulgação do filme.
Quem compareceu ao evento de estréia ficou bastante satisfeito com o resultado. Bart, do BlenderNation, destaca que que a história é muito boa: “ela [a história] prende você, surpreende e comove”.
O resultado de 18 meses de trabalho está previsto para ser apresentado online no dia 30 de setembro. Além de opções de streaming, provavelmente em sites como Vimeo e YouTube, todos poderão fazer download do curta.
Um benefício do projeto que já pode ser destacado é em relação ao desenvolvimento do Blender 2.5. Para suprir as necessidades dos artistas que estão produzindo o curta, os desenvolvedores estão sempre melhorando ferramentas. Em entrevista ao Blender Guru, Ton Roosendaal, principal responsável pelo desenvolvimento do Blender, afirma que o projeto garantiu um boa usabilidade na versão 2.5 e também trouxe novidades, como mudança na ferramenta de sculpting e iluminação global.
Quer matar a curiosidade do que vem por aí? Assistir ao trailer do curta é uma boa maneira de ver que o filme vai ser, sim, muito bom! Então, todos atentos no dia 30!